O Teste TuberculÃnico (TT ou teste de Mantoux) é um exame realizado para verificar se uma pessoa tem infecção por tuberculose (TB).
A infecção por TB (também conhecida como infecção latente por TB ou TB "dormente") ocorre quando as bactérias da TB estão presentes no seu corpo, mas elas não estão deixando você doente. O sistema imunológico do seu corpo está impedindo que as bactérias causem danos. Não há sintomas na infecção por TB e as bactérias não podem ser transmitidas a outras pessoas.
A infecção por TB é diferente da doença tuberculosa, que ocorre quando as bactérias da TB se tornam ativas ou se multiplicam, fazendo com que você adoeça e transmita as bactérias para outras pessoas. ​​Se o TT indicar que você tem infecção por TB, seu médico pode prescrever medicamentos para evitar o desenvolvimento da doença tuberculosa.
Mais informações sobre a infecção por TB podem ser encontradas aqui: Infecção por TB
O TT consiste em uma pequena injeção de tuberculina (derivado proteico purificado) no antebraço. Depois de alguns dias, pode aparecer uma marca ou caroço vermelho, ou pode não haver nenhuma alteração. Um enfermeiro especialista em TB precisa examinar o local onde a injeção foi aplicada de 48 a 72 horas após o teste.
Existem algumas condições de saúde e medicamentos que podem afetar o resultado do seu teste. Informe ao seu enfermeiro ou médico se você:
Certifique-se de que o local da injeção seja examinado por um enfermeiro especialista ou um médico de 48 a 72 horas após a realização do TT para que qualquer reação possa ser avaliada e registrada. Se o TT for positivo, pode ser necessário fazer alguns exames de acompanhamento. O enfermeiro ou médico explicará o resultado e informará se você precisa de mais exames ou tratamento.
Para obter mais informações, leia as fichas informativas sobre tuberculose (TB)​.
Para obter ajuda gratuita no seu idioma, ligue para o Serviço de Tradução e Interpretação (TIS) no número 13 14 50.