O HIV é um vírus que danifica o sistema imunológico. É transmitido através de fluidos corporais. Existem tratamentos disponíveis para a infecção pelo HIV, mas não há vacina nem cura. A AIDS é um estágio avançado da infecção pelo HIV.
O HIV, ou vírus da imunodeficiência humana, afeta o sistema imunológico. O vírus se espalha pelos fluidos corporais e destrói gradualmente os glóbulos brancos do corpo, que geralmente ajudam o corpo a se manter saudável e a combater infecções.
Embora atualmente não haja vacina ou cura, o HIV é uma doença crônica controlável. Com tratamento eficaz, pessoas vivendo com HIV podem ter vidas longas e saudáveis.
O tratamento eficaz para o HIV reduz o vírus a níveis muito baixos, de modo que ele não pode ser detectado em um teste de carga viral. Isso significa que o vírus é indetectável no corpo. Se o vírus for indetectável, ele não poderá ser transmitido aos seus parceiros sexuais, desde que você faça o tratamento antirretroviral de forma consistente. Isso é conhecido como Indetectável = Intransmissível, ou I=I.
O HIV não é transmitido por meio de atividades como beijos, compartilhamento de copos e talheres, contato social normal, assentos sanitários ou mosquitos.
Aproximadamente 70% das pessoas infectadas pelo HIV apresentarão sintomas. Os primeiros sintomas geralmente começam cerca de 2 semanas após a exposição. Isso é chamado de doença de soroconversão.
Os primeiros sintomas comuns incluem:
Após esses primeiros sintomas, as pessoas com infecção pelo HIV geralmente não apresentam sintomas por muitos anos; mas o vírus permanece no corpo.
Se não for tratado, o HIV pode causar deficiências imunológicas graves, incluindo infecções e câncer. Este estágio avançado da infecção pelo HIV é chamado de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
Na Austrália, as pessoas com maior risco de contrair infecção pelo HIV são:
A infecção pelo HIV pode ser prevenida se você:
O teste de HIV é recomendado para qualquer pessoa que acredite estar em risco de infecção. Testes mais frequentes são recomendados para gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (GBMSM), mulheres transgênero e pessoas de gênero diverso que fazem sexo com homens.
Existem 3 tipos de testes de HIV que podem ser usados para diagnosticar o HIV.
Nenhum teste de HIV pode detectar o HIV imediatamente após a infecção. Isso ocorre devido ao período de janela imunológica, que é o tempo entre a exposição ao HIV e o momento em que um teste pode detectar o HIV no seu corpo. O período de janela depende do tipo de teste de HIV. Testes rápidos e auto testes geralmente demoram um pouco mais do que um teste de laboratório para detectar uma infecção recente. Isso significa que seus resultados podem ser negativos enquanto você tiver uma infecção ativa. Você pode precisar de outro teste, mesmo após o resultado negativo, para ter certeza se você tem HIV.
É importante sempre praticar sexo seguro e usar seringas com segurança enquanto aguarda os resultados do teste. Reduza o risco de exposição e infecções futuras praticando sexo seguro e usando seringas com segurança após receber o resultado.
O auto teste de HIV Atomo é o único autoteste aprovado pela Therapeutic Goods Administration (TGA) na Austrália. É importante usar apenas auto testes de HIV aprovados pela TGA, para que você tenha certeza de que o teste é preciso e seguro. Você pode comprar auto testes Átomo on-line e em algumas farmácias.
Todos os testes rápidos e auto testes positivos precisam ser confirmados com um exame de sangue. Se o seu teste for positivo, entre em contato com seu médico imediatamente para obter suporte e fazer mais testes para confirmar o resultado. O Infolink de Saúde Sexual de ϳԹ pode fornecer aconselhamento e suporte através do número 1800 451 624.
Ligue para healthdirect (1800 022 222) para encontrar um serviço de teste de HIV perto de você.
Não há vacina nem cura para o HIV, no entanto, o tratamento com terapia antirretroviral (TARV) é altamente eficaz na prevenção de danos ao sistema imunológico causados pelo HIV. A TARV impede que o vírus se reproduza e cause danos ao corpo.
Além disso, pessoas vivendo com HIV que tomam TARV conforme prescrito podem atingir uma carga viral indetectável, o que significa que não podem transmitir o vírus para parceiros sexuais. Pessoas vivendo com infecção pelo HIV que fazem tratamento diário podem levar uma vida longa e plena.
Existem muitas opções de tratamento de TARV para pessoas vivendo com HIV. Seu médico discutirá com você qual é a melhor opção para você.