HIV

Ficha informativa

​​​​​​​​​O HIV é um vírus que danifica o sistema imunológico. É transmitido através de fluidos corporais. Existem tratamentos disponíveis para a infecção pelo HIV, mas não há vacina nem cura. A AIDS é um estágio avançado da infecção pelo HIV.

O que é HIV?

O HIV, ou vírus da imunodeficiência humana, afeta o sistema imunológico. O vírus se espalha pelos fluidos corporais e destrói gradualmente os glóbulos brancos do corpo, que geralmente ajudam o corpo a se manter saudável e a combater infecções.

Embora atualmente não haja vacina ou cura, o HIV é uma doença crônica controlável. Com tratamento eficaz, pessoas vivendo com HIV podem ter vidas longas e saudáveis.

O tratamento eficaz para o HIV reduz o vírus a níveis muito baixos, de modo que ele não pode ser detectado em um teste de carga viral. Isso significa que o vírus é indetectável no corpo. Se o vírus for indetectável, ele não poderá ser transmitido aos seus parceiros sexuais, desde que você faça o tratamento antirretroviral de forma consistente. Isso é conhecido como Indetectável = Intransmissível, ou I=I.

Como o HIV se espalha?

  • relações sexuais anais ou vaginais desprotegidas (sem preservativo ou barreira de borracha)
  • compartilhamento de equipamentos de injeção de drogas (agulhas, seringas e outros equipamentos de injeção)
  • gravidez (da mãe para o bebê), parto ou amamentação, se a mãe tiver carga viral detectável
  • ferimentos por materiais cortantes, especialmente em profissionais de saúde

O HIV não é transmitido por meio de atividades como beijos, compartilhamento de copos e talheres, contato social normal, assentos sanitários ou mosquitos.

Quais são os sintomas do HIV?

Aproximadamente 70% das pessoas infectadas pelo HIV apresentarão sintomas. Os primeiros sintomas geralmente começam cerca de 2 semanas após a exposição. Isso é chamado de doença de soroconversão.

Os primeiros sintomas comuns incluem:

  • febre
  • irritação na pele
  • glândulas inchadas
  • dor de garganta
  • fadiga
  • dores musculares e nas articulações
  • 徱é

Após esses primeiros sintomas, as pessoas com infecção pelo HIV geralmente não apresentam sintomas por muitos anos; mas o vírus permanece no corpo.

Se não for tratado, o HIV pode causar deficiências imunológicas graves, incluindo infecções e câncer. Este estágio avançado da infecção pelo HIV é chamado de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Quem corre mais risco de contrair HIV?

Na Austrália, as pessoas com maior risco de contrair infecção pelo HIV são:

  • gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens
  • homens transgêneros e pessoas trans e de gênero diverso que fazem sexo com homens
  • pessoas que injetam drogas e compartilham agulhas
  • qualquer pessoa que tenha sido recentemente diagnosticada com alguma DST
  • pessoas que relatam histórico de prisão ou cadeia.
  • pessoas que viajaram para áreas com altas taxas de HIV (como África Subsaariana, Sudão do Sul, Maurício, Américas, Europa Oriental ou Tailândia) e se envolveram em comportamentos de risco, especialmente sexo desprotegido com alguém cujo status de HIV é desconhecido
  • pessoas de países onde o VIH é comum, como refugiados que chegaram recentemente à Austrália, requerentes de asilo e pessoas que chegaram como requerentes humanitários ou em outras circunstâncias semelhantes às de refugiados
  • pessoas que fizeram tatuagens ou outros piercings no exterior usando equipamentos não esterilizados
  • pessoas que receberam uma transfusão de sangue em um país onde o suprimento de sangue não é seguro (sangue e produtos sanguíneos são muito seguros na Austrália)

Como posso me proteger do HIV?

A infecção pelo HIV pode ser prevenida se você:

  • sempre usar preservativos e um lubrificante à base de água para sexo anal e vaginal
  • nunca compartilhar agulhas, seringas ou outros equipamentos de injeção
  • só fizer tatuagens ou piercings quando tiver certeza de que o equipamento é esterilizado
  • usando profilaxia pré-exposição (PrEP) se você tem alto risco de contrair HIV
    • A PrEP é uma pílula para pessoas com alto risco de contrair HIV. É altamente eficaz na prevenção da infecção pelo HIV, mas não impede que você contraia outras DSTs. Converse com seu médico ou clínica de saúde sexual sobre a PrEP.
  • usando profilaxia pós-exposição (PEP) se você já teve contato de alto risco com uma pessoa com HIV.
    • PEP são medicamentos para evitar que o HIV infecte uma pessoa após a exposição. É melhor iniciar a PEP o mais rápido possível, de preferência dentro de 72 horas (3 dias) após a exposição ao HIV. Você deve continuar tomando por 4 semanas após a exposição. Para mais informações sobre PEP, converse com seu médico ou ligue para a linha direta do PEP no número 1800 737 669.
  • Converse com seu médico e parceiro sobre I=I, que significa Indetectável=Intransmissível. É aqui que uma pessoa que vive com HIV e toma sua medicação antirretroviral corretamente pode ter seu vírus suprimido, de modo que sua carga viral (quantidade de vírus que ela tem) seja indetectável. Pessoas com carga viral indetectável não podem transmitir o vírus aos seus parceiros sexuais HIV negativos.

Como o HIV é diagnosticado?

O teste de HIV é recomendado para qualquer pessoa que acredite estar em risco de infecção. Testes mais frequentes são recomendados para gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (GBMSM), mulheres transgênero e pessoas de gênero diverso que fazem sexo com homens.

Existem 3 tipos de testes de HIV que podem ser usados para diagnosticar o HIV.

  • Exame de sangue: seu médico pode solicitar um exame de sangue para HIV. O sangue é enviado para um laboratório e os resultados podem demorar alguns dias.
  • Teste rápido de anticorpos: pode ser feito pelo seu profissional de saúde e envolve a coleta de sangue por meio de uma picada no dedo. Os resultados ficam prontos em 20 minutos ou menos.
  • Autoteste: pode ser feito em casa ou em qualquer lugar que você se sinta confortável, usando a mesma técnica de um teste rápido de anticorpos. Os resultados ficam prontos em 20 minutos ou menos.

Nenhum teste de HIV pode detectar o HIV imediatamente após a infecção. Isso ocorre devido ao período de janela imunológica, que é o tempo entre a exposição ao HIV e o momento em que um teste pode detectar o HIV no seu corpo. O período de janela depende do tipo de teste de HIV. Testes rápidos e auto testes geralmente demoram um pouco mais do que um teste de laboratório para detectar uma infecção recente. Isso significa que seus resultados podem ser negativos enquanto você tiver uma infecção ativa. Você pode precisar de outro teste, mesmo após o resultado negativo, para ter certeza se você tem HIV.

É importante sempre praticar sexo seguro e usar seringas com segurança enquanto aguarda os resultados do teste. Reduza o risco de exposição e infecções futuras praticando sexo seguro e usando seringas com segurança após receber o resultado.

O auto teste de HIV Atomo é o único autoteste aprovado pela Therapeutic Goods Administration (TGA) na Austrália. É importante usar apenas auto testes de HIV aprovados pela TGA, para que você tenha certeza de que o teste é preciso e seguro. Você pode comprar auto testes Átomo on-line e em algumas farmácias.

Todos os testes rápidos e auto testes positivos precisam ser confirmados com um exame de sangue. Se o seu teste for positivo, entre em contato com seu médico imediatamente para obter suporte e fazer mais testes para confirmar o resultado. O Infolink de Saúde Sexual de ϳԹ pode fornecer aconselhamento e suporte através do número 1800 451 624.

Ligue para healthdirect (1800 022 222) para encontrar um serviço de teste de HIV perto de você.

Como o HIV é tratado?

Não há vacina nem cura para o HIV, no entanto, o tratamento com terapia antirretroviral (TARV) é altamente eficaz na prevenção de danos ao sistema imunológico causados pelo HIV. A TARV impede que o vírus se reproduza e cause danos ao corpo.

Além disso, pessoas vivendo com HIV que tomam TARV conforme prescrito podem atingir uma carga viral indetectável, o que significa que não podem transmitir o vírus para parceiros sexuais. Pessoas vivendo com infecção pelo HIV que fazem tratamento diário podem levar uma vida longa e plena.

Existem muitas opções de tratamento de TARV para pessoas vivendo com HIV. Seu médico discutirá com você qual é a melhor opção para você.

O que devo fazer se meu teste para HIV for positivo?

  • marcar uma consulta com seu médico ou clínica local de saúde sexual para entender quais são os próximos passos. Seu médico pode recomendar mais exames antes de iniciar o tratamento.
  • fale com um conselheiro ou colega assistente quando for diagnosticado pela primeira vez, pois você pode sentir emoções fortes
  • pense em quaisquer parceiros sexuais que você precisa informar. Converse com seu médico ou enfermeiro sobre quais parceiros sexuais você acha que podem estar em risco. Seu médico ou enfermeiro pode ajudar você a contactá-los pessoalmente ou anonimamente.
  • se estiver grávida, converse com seu médico sobre iniciar o TARV para evitar que a infecção passe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Leia mais sobre HIV e gravidez.

Mais informações

  • Serviço Multicultural de HIV e Hepatite para suporte e informações sobre HIV e outros vírus transmitidos pelo sangue para pessoas de comunidades cultural e linguisticamente diversas, ligando para (02) 9515 1234 ou 1800 108 098 (ligação gratuita - fora de Sydney).
  • ACON para uma variedade de serviços de saúde e informações para comunidades LGBTQ+ ligando para 1800 063 060 (ligação gratuita).
  • Sexual Health Infolink (SHIL) para ajuda gratuita e confidencial sobre saúde sexual, incluindo uma linha de ajuda confidencial disponível de segunda a sexta, das 9h às 17h20, ligando para 1800 451 624.
  • Positive Life ϳԹ 1800 245 677 (ligação gratuita) ou e-mail contact@positivelife.org.au é uma organização baseada em pares que oferece uma variedade de serviços e informações para pessoas vivendo com HIV.
  • Pozhet ou informações e apoio para pessoas heterossexuais vivendo com HIV ou em risco de contrair o vírus ligando para 1800 812 404 (ligação gratuita) ou enviando um e-mail para pozhet@pozhet.org.au.
  • Fundação Bobby Goldsmith para serviços ao cliente e programas de apoio a pessoas vivendo com HIV.
  • NUAA é uma organização de usuários de drogas baseada em pares, liderada por pessoas com experiência vivida de uso de drogas, ligando para (02) 9171 6650.
  • Acabar com o HIV para pessoas que querem saber mais sobre prevenção, testagem e tratamento do HIV.
  • Jogue com Segurança para que os jovens tenham acesso a informações sobre sexo seguro e prevenção, testes e tratamento de DSTs.
  • Émelhor saber para os aborígenes e os povos das ilhas do Estreito de Torres obterem informações sobre HIV e DSTs e onde fazer o teste. O site também oferece uma maneira de informar aos parceiros sexuais sobre os riscos sem que eles saibam quem você é.
  • Centro Internacional de Saúde Estudantil para estudantes internacionais obterem informações sobre sexo seguro, DSTs, contracepção e gravidez.
  • Linha de atendimento do Family Planning ϳԹ para informações e aconselhamento sobre saúde reprodutiva e sexual. É gratuito, confidencial e está disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, pelo telefone 1300 658 886.
  • © Ministério da Saúde de ϳԹ. SHPN (CDB) 250291


Current as at: Monday 28 April 2025
Contact page owner: Communicable Diseases