Gonorreia é uma infecção sexualmente transmissÃvel. Muitas vezes não apresenta sintomas. Geralmente é fácil de curar, mas se não for tratada pode causar complicações sérias. O uso de preservativos e barreiras dentais pode prevenir a transmissão.
Gonorreia é uma doença sexualmente transmissÃvel (DST). É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A infecção pode ocorrer na garganta, uretra (passagem da urina), colo do útero (abertura do útero), reto e olhos.
A gonorreia é transmitida por meio de sexo vaginal, anal ou oral sem proteção (sem preservativo ou barreira de látex ou poliuretano conhecida como dental dam) ou pelo compartilhamento de brinquedos sexuais com alguém que tenha a infecção. A gonorreia também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto.
Em ºÚÁϳԹÏÍø, as infecções por gonorreia têm aumentado entre homens e mulheres que costumavam ter baixo risco de contrair a infecção.
Algumas pessoas com gonorreia não apresentam sintomas e não percebem que a têm. Mesmo sem sintomas, as pessoas ainda podem transmitir a infecção para outras pessoas.
O teste de gonorreia é fácil, confidencial e não há motivo para vergonha. É importante fazer o teste se você teve relações sexuais desprotegidas com um parceiro sexual novo ou casual.
A gonorreia geralmente não apresenta sinais ou sintomas, exceto quando a infecção está na uretra (passagem da urina) ou no olho. Se você apresentar sintomas, eles podem ocorrer de 2 a 10 dias após a infecção.
Os sintomas podem incluir:
Se não for tratada, a gonorreia pode causar complicações sérias, incluindo:
Todas as pessoas sexualmente ativas correm risco de infecção. Pessoas com maior risco de gonorreia são:
A infecção por gonorreia pode ser prevenida se você:
Você pode se proteger das complicações da gonorreia:
A gonorreia é uma DST facilmente diagnosticada e curável. O seu médico ou enfermeiro irá pedir:
A amostra é então enviada para um laboratório para testes. Atualmente, não há auto testes confiáveis aprovados para uso na Austrália.
Mesmo que você não tenha sintomas, ainda é importante fazer exames regulares de saúde sexual. Mais informações sobre exames de saúde sexual podem ser encontradas em Exame de saúde sexual.
Ligue para healthdirect (1800 022 222) para encontrar um serviço de testes perto de você.
A gonorreia geralmente é tratada com antibióticos (como injeção de antibiótico ceftriaxona e comprimidos de antibiótico azitromicina). Seu médico lhe dará uma receita para esses medicamentos. Pessoas diagnosticadas com gonorreia devem completar o tratamento recomendado.
Alguns antibióticos estão se tornando menos eficazes no tratamento da gonorreia. Isso é conhecido como gonorreia resistente a medicamentos. Variantes de gonorreia resistentes estão se tornando mais comuns na Austrália, geralmente devido a infecções relacionadas a viagens ao exterior. Se sua amostra (testes adicionais do cotonete/amostra de urina) detectar qualquer variante resistente a medicamentos, seu médico ou clÃnica de saúde sexual local entrará em contato com você sobre a melhor forma de controlar a infecção.
É comum contrair gonorreia mais de uma vez. Isso é chamado de reinfecção. Mesmo após o tratamento bem-sucedido, as pessoas ainda podem ser reinfectadas se tiverem relações sexuais desprotegidas com alguém que tem gonorreia.
Se você tem gonorreia, você deve:
Se os sintomas persistirem por mais de alguns dias após o tratamento, entre em contato com seu médico. Eles podem recomendar mais testes.