​​O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissÃvel comum. Não há cura, mas os sintomas podem ser controlados com medicamentos. Os medicamentos antivirais podem ser usados para ajudar a cicatrizar as feridas mais rapidamente e reduzir o risco de transmissão.
O herpes genital é uma das infecções sexualmente transmissÃveis (IST) mais comuns na Austrália. Cerca de 1 em cada 8 pessoas sexualmente ativas tem herpes genital. O herpes genital é causado pelo vÃrus herpes simplex. O vÃrus herpes simplex do tipo 1 (HSV-1) ocorre mais comumente ao redor da boca, causando bolhas ou feridas na região, mas também pode causar herpes genital. O vÃrus herpes simplex do tipo 2 (HSV-2) quase sempre ocorre na região genital.
O herpes genital é transmitido pelo contato direto da pele durante o sexo vaginal, anal ou oral. O herpes genital também pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o parto.
A transmissão ocorre mais facilmente quando há bolhas ou feridas, mas, em alguns casos, o vÃrus pode ser transmitido mesmo na ausência de bolhas, feridas ou outros sintomas (conhecido como eliminação viral assintomática).
Muitas pessoas com herpes genital podem não apresentar sintomas e talvez não saibam que têm a infecção.
Quando presentes, os sintomas podem surgir dias, semanas ou até meses após a exposição ao vÃrus. O primeiro "episódio" ou surto de herpes genital pode causar dor considerável.
Os sintomas incluem:
Se você tiver sintomas recorrentes (surtos repetidos), isso pode ser desencadeado por:
Surtos repetidos geralmente serão mais leves, menos dolorosos e mais curtos. Os sintomas tendem a retornar com mais frequência no caso do HSV-2 do que no caso do HSV-1.
Todas as pessoas sexualmente ativas correm risco de infecção. Na Austrália, as pessoas com maior risco de contrair uma infecção por herpes são:
O herpes genital pode ser prevenido ao:
Se você estiver grávida e tiver herpes genital, é importante informar sua parteira ou obstetra, pois isso pode ser grave para o seu bebê, já que há um pequeno risco de transmitir a infecção para o bebê durante o parto.
Se você acha que pode ter sintomas de herpes genital, é importante fazer um exame de saúde sexual. O herpes genital pode ser diagnosticado pelo seu médico ou enfermeiro por meio de um teste de cotonete nas bolhas ou feridas. Ligue para o healthdirect (1800 022 222) para encontrar um local de testes perto de você.
Embora não haja cura para o herpes genital, medicamentos e outros remédios caseiros podem ajudar a controlar e reduzir a gravidade dos sintomas. Isso inclui:
Medicamentos para herpes labial e cremes para os lábios ou rosto não devem ser usados nos genitais.